quinta-feira, 27 de setembro de 2012

CINEMA PERNAMBUCANO EM DESTAQUE NO CENÁRIO NACIONAL


O cinema pernambucano vem se destacando no cenário nacional, realizando um cinema com a sua própria identidade, retratando recife e Pernambuco, com seu próprio olhar, com todos seus problemas e peculiaridades, causando uma reflexão no púbico.

A mostra disso foi o festival de Brasília, onde os pernambucanos ganharam 16 prêmios,  em uma situação rara, , Era uma vez eu, Verônica, de Marcelo Gomes, e Eles voltam, de Marcelo Lordello, dividiram o prêmio de melhor filme.

O primeiro trata de uma crise profissional e afetiva de uma jovem psiquiatra de um  hospital público , às voltas com seu pai doente, seus pacientes carentes e seus amores inconstantes.
 

 

 


Eles voltam narra a involuntária viagem,  de uma garota de 12 anos deixada com o irmão na beira de uma estrada pelos pais. O que era para ser um castigo momentâneo  se estende indefinidamente.
 

Além de outras produções que vem se destacando no cenário  nacional e internacional como o som  ao redor, de Kleber Mendonça filho,que foi eleito pela crítica internacional (fipresci)o melhor filme do festival  de Roterdã,na holanda no mesmo festival foi exibido o filme febre do rato, de Claudio Assis, outra produção pernambucana que está em evidência, também o curta-metragem porcos raivosos, de Leonardo sette e Isabel Penoni teve sua   participação internacional na quinzena dos realizadores do festival de Cannes.


O cinema pernambucano vive um grande momento.

 

 

Por: Marcelo Pedroso

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário