terça-feira, 18 de setembro de 2012

NASA prepara nova missão a Marte



Um novo robô é preparado pela agência espacial dos Estados Unidos, Nasa, para ser lançado a Marte em 2016. O objetivo é verificar se o planeta teve evolução diferente da registrada na Terra. A nova missão se chamará Insight. Será a 12ª do Programa Discovery de exploração do sistema solar.
O robô levará instrumentos destinados a averiguar se o núcleo de Marte é sólido ou líquido e por que não é dividido em placas tectônicas. Essas placas formam a parte sólida mais externa de um planeta. Constituídas por rochas e solo estão em constante movimento e podem provocar terremotos e vulcões. Essas informações, segundo os cientistas, ajudarão a entender melhor como os planetas se formaram.
O robô Curiosity foi enviado a Marte para verificar se há vida no planeta. O diretor da Nasa, Charles Bolden, disse que a exploração de Marte se tornou uma das prioridades da agência. (RBC NEWS)

Existe uma conexão muito forte entre essa matéria com o audiovisual, pois devido inúmeras buscas de vida fora da terra surgiram inúmeros filmes de ficção cientifica, que por sinal muitos deles se tornaram um sucesso e referência para os novos filmes que a cada ano são produzidos.
Essa expedição no espaço passa a ser uma busca cientifica sobre novos seres viventes ou uma obsessão desenfreada dos cientistas em busca do inexistente?
Desde de o ensino fundamental se é estudado sobre os planetas e os seus movimentos em torno do sol. Devido a essa busca desenfreada de seres viventes fora da terra, surgiram grandes filmes que alimentou na mente de muitas pessoas a idéia de existir vida fora da terra, dentre esses filmes gostaria de citar alguns:
Star Wars um filme que até nos dias hodiernos vem sendo referencia para os filmes de ficção cientifica, Guerra dos Mundos de H. G. Wells, foi um dos filmes de ficção que mostrou a invasão dos marcianos na terra muitas pessoa chegaram a acreditar que a terra estava sendo invadida de verdade devido a grande produção que foi realizada nesse filme e Aliens Vs Predator.  

A ciência e a produção audiovisual pode-se dizer que ambas andam de mãos dadas a cada nova descoberta, surge um motivo de produzir uma nova dramaturgia, ou a cada mentira cientifica surge um motivo de também se produzir com o intuito de tornar o mais real possível no imaginário das pessoas, assim vem sendo as superproduções cinematográficas da atualidades, e os amantes de ficção cientifica agradece!

Jefferson Nascimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário